Tecnologia interativa em Capitão
América 2: O Soldado Invernal
A aplicação de
tecnologias interativas em produção de filmes obteve grande destaque,
especialmente, a partir da década de 90. Não que isso não fosse possível antes
desse período. O uso das tecnologias interativas na produção de filmes
possibilita a interação entre admiradores, no caso o público, e os produtores.
Harry Potter talvez seja o maior exemplo dessas aplicações ao se tratar de
filmes juvenis. A franquia conta, além de oito filmes, com sites onde os
internautas deixam suas impressões, além do site oficial da escritora da
história no qual recebe a opinião dos seus leitores, com jogos, com adaptações
para desenho e, esplêndido, uma nova cidade, começada a partir do Beco
Diagonal, construída em Orlando,
na qual reproduz, em grandes sets, partes da Hogwots. Esta cidade pode ser
visitada em excursões na Inglaterra, para a qual convergem, atualmente,
milhares de fãs da produção.
A produção do Filme Capitão América 2: O Soldado Invernal,
apesar das muitas críticas, alguns afirmam haver um desprezo pelo uso da
tecnologia interativa na produção do filme, conta com a técnica interativa em
sua produção, como pode ser depreendido dos bônus do próprio filme, em que
aparece uma agenda do protagonista com referências mundiais, na tentativa de
construir um herói mundial, não apenas centrado nos EUA. As referências são,
sobretudo, a personagens importantes de vários países, mormente os países mais
influentes de cada região global. Escolhiam-se as personalidades com mais de
cinco votações para entrar como referências no filme. O grande desastre está no
Brasil, cuja referência foi nada mais do que Xuxa, como grande cantora e
personalidade. Tristeza, visto que o Brasil oferece outras personagens muito
mais importantes para a construção da memória cinematográfica e cultural.
Shakira foi, também, pela América Latina, como cantora reconhecida
internacionalmente. Uma referência um tanto fraca.
O fato é que a produção de Capitão América 2: Soldado Invernal,
conta com o uso de tecnóloga interativa, seguindo a linha das grandes produções
cinematográfica do momento. A parte final do filme, após os créditos, que dá
ideia de uma sequência, exprime isso mais claramente, ao dar a opção a quem
está assistindo de esperar um momento de revelação e fazer todo mundo correr
para a internet em busca de maiores informações.
O uso da tecnologia
interativa dá-se não apenas na produção do filme, mais aparece no próprio
filme. O destaque recai sobre a web conferência do Conselho da Shield, na qual
os conselheiros,
representantes poderosos de certos países, discutem com o
secretário da mesma, que de fato exerce o poder, as problemática do lançamento
de um novo programa nuclear.
As web conferências são uma realidade hoje, especialmente no
mundo dos negócios e da educação. Mas também estão presentes em assuntos
governamentais, podendo ser utilizadas mesmo na elaboração e assinatura de
determinados acordos. O uso das tecnologias interativas na produção dessas
novas conferências possibilita a redução de gastos com deslocamentos e a
economia de tempo, deixando os agentes livres para outros empreendimentos mais
rápido do que se pode esperar.
A web conferência da Shield, em Capitão América 2,
representa não uma imaginação cinematográfica, mas reproduz a realidade nas
discussões de vários elementos e situações entre pessoas, nações, ou entidades
de mesmo interesse, podendo levar a conclusões positivas ou negativas,
dependendo do que for acordado.
O Filme Capitão América 2: O Soldado Invernal, não é o
primeiro a apresentar uma web conferência, mas talvez seja pioneiro em
apresentá-la de maneira tão concreta, capaz de fazer-se crer na sua realidade.
Daí o destaque dado neste texto para o uso de tecnologias interativas no filme,
a despeito de outros.
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