segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Hipermídia

Hipermídia: conectando mídias, abrindo espaços

Gilberto Medeiros

Imagine uma rede de pescar circular, digamos, aquele tipo de rede que, popularmente, é conhecida como “tarrafa”. Uma rede que, ao ser lançada ao rio, abre-se numa grande roda até atingir a água e depois desce às funduras, puxada pelas muitas chumbadas em suas bordas, fechando-se e enredando vários peixes, trazendo-os a lume quando arrastada de volta. Normalmente, cada tarrafa pesca um tamanho de peixe. Mas imagine que esta tarrafa, em particular, possua malhas para pescar todos os peixes, independentes de seus tamanhos. Então ela trará à tona todo tipo de peixe.

Penso que a Hipermídia seja algo desse tipo, embora não limitada a um círculo como uma tarrafa, mas ampla, cada vez mais ampla, pescando em sua rede todo tipo de mídia social, sites, blogs, todo tipo de mídia e dados de computadores. Pereira compreende a Hipermídia da seguinte forma: “uma nova e diferente forma de conectar diversas mídias (multimídia) ou dados de computadores”.

Analise agora esta figura:

Nada nela se parece com a imagem da rede/tarrafa que descrevi acima. Seu efeito, porém, é bastante parecido. Imagine os elementos representados nessa imagem e como ela foi criada. Sabemos, à primeira vista, que é uma imagem produzida em computador. Mas um artista poderia tê-la feito numa pintura à mão, sem dúvida, mas por qual motivo? Possivelmente o mesmo: representar, mesmo que de maneira “limitada”, o fenômeno que é a Hipermídia hoje. Mas sendo produzida em computador traduz de maneira mais eficiente o significado de Hipermídia. Digamos, é um ícone. Esta é uma das imagens mais acessadas atualmente e mais reproduzidas em trabalhos e textos da web, e mesmo acadêmicos, simplesmente pelo fato de expressar claramente a realidade da Hipermídia no contexto do Ciberespaço.

Pereira afirma que a “hipermídia configura-se como a nova linguagem própria do ciberespaço, sendo uma extensão do conceito de hipertexto” (no futuro falaremos de hipertexto). Podemos dizer da linguagem mais recente do Ciberespaço, pois conecta diferentes tipos de mídias nos espaços de ligação entre computadores e redes (o Ciberespaço, na concepção de Lévy).

Fica claro que Hipermídia é uma nova forma de ligar informações advindas de mídias espalhadas pelo globo, conectadas através da internet, representando uma nova linguagem, na qual dialogam elementos de comunicação como o texto, a imagem, o som e o vídeo, complementando informações e construindo novos domínios.

Através da Hipermídia, a conexão com o mundo torna-se mais ampla e mais eficaz, além de mais dinâmica, pois ela é uma forma de comunicação muito flexível e não linear. A não linearidade da Hipermídia possibilita o acesso a novos elementos, como textos, imagens, sons e vídeos guardados em outros ambientes virtuais através dos hiperlinks criados quando roteirizamos um objeto midiático.

Podemos dizer que a Hipermídia nos coloca, de fato, dentro da web e dentro do mundo digital midiático através das muitas ligações entre objetos diferentes, como os citados acima.

A figura de construção de fundo da Hipermídia pode ser representada na imagem a seguir. Cada hiperlink remete a uma nova figura ou mídia digital que, por sua vez, nos leva a outra figura ou mídia digital e assim sucessivamente, digamos, até o infinito onde podemos chegar por meio dessas ligações.

Voltemos à imagem da tarrafa do início deste texto: digamos que cada seta seja uma linha da tarrafa, cada imagem representando páginas, telas de computador, computador, fotografia de uma reunião etc., só pode ser, metaforicamente, um “peixe”.

Para experimentar como funciona a Hipermídia, convido o leitor a passar o cursor sobre cada imagem e cada palavra colorida no meio do texto e clicar sobre elas, pois elas são hiperlinks que remeterão a outras páginas da web onde poderão ser encontradas, tanto as imagens como explicações sobre os autores citados. Na verdade, este é apenas um hipertexto, um dos elementos mais utilizados na Hipermídia. Uma representação mais ampla requer a apresentação de sons e vídeos, além dos textos e imagens, compondo, assim, uma representação mais clara da nova linguagem do ciberespaço, a Hipermídia.

Podem consultar...

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PEREIRA, Diego Vinicius de Castro et als. Programa de Formação Continuada. Módulo VII: Elaboração e Produção de Material em EAD. Parte II: Elementos de Multimídia e Hipermídia. Montes Claros – UNIMONTES, 2012.

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